. PLANO DE
AULA 1
Professor(a): Suelen Lima |
Turma: 1001 |
Semana(s): 11 |
Título: Fazendo a diferença |
||
Tema do componente curricular:
Propostas de projetos para a escola |
||
Objetivos a serem alcançados no
período indicado: Relembrar o conceito de intraempreendedorismo,
sensibilizar e incentivar os alunos a desenvolverem um projeto na escola. |
||
Recursos necessários e
descrição de como serão aplicados: Tv ou Data show para aplicação dos
conceitos do intraempreendedorismo e para apresentar o vídeo Protagonismo
juvenil como fonte de inspiração. Computador, lápis e papel para os alunos. |
||
Nome e descrição da metodologia
escolhida: Ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb. Abordando os estilos de
aprendizagem e as fases do sentir, refletir, pensar e iniciar. |
||
Descrição da proposta de
abertura da aula: Apresentação dos conceitos de intraempreendedorismo
realizada pelo professor. |
||
Descrição detalhada de como
será a aula: O professor explicará os conceitos aos alunos Intraempreendedorismo e depois eles assistirão ao
documentário Protagonismo Juvenil https://youtu.be/GGczALOOaT8 como forma de despertar e
incentivar o empreendedorismo e o protagonismo dos alunos (estilo divergente:
sentir e refletir).
|
||
Descrição da(s) forma(s) de
avaliação: Pesquisar na ferramenta de busca Google sobre outros exemplos de
intraempreendorismo, e também apresentar exemplos conhecidos por eles, e
responder o questionário disponível no blog https://projetobloghortanaescola.blogspot.com/?authuser=0 a fim de identificar estratégias e características
trabalhadas. |
||
Descrição do encerramento da aula: Os alunos
apresentarão os resultados de suas pesquisas. |
PLANO DE AULA 2
Professor(a): Suelen Lima |
Turma: 1001 |
Semana(s): 12 |
Título: Reunindo esforços para fazer a diferença. |
||
Tema do componente curricular: Propostas de
projetos para a escola |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado:
Entender o que é Projeto e estimular o trabalho em equipe |
||
Recursos necessários e descrição de como serão
aplicados: Data show ou tv, papel e caneta. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Ciclo
de aprendizagem vivencial de Kolb. Abordando os estilos de aprendizagem e as
fases do sentir, refletir, pensar e iniciar. |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: O
professor iniciará a aula explicando o que é projeto e os tipos de projetos
existentes. |
||
Descrição detalhada de como será a aula: Após trabalhar
o conceito de projeto e assistir ao vídeo https://youtu.be/Y4A_yBPExzM o professor dividirá a turma
em equipes e fará a pergunta: E aqui dentro da escola como poderemos fazer a
diferença? Os alunos se reunirão em
equipes para apresentar sugestões (brainstorning) de como eles podem atuar de
forma empreendedora e protagonista na escola (estilo assimilador: pensar e refletir), um integrante da equipe será responsável por
anotar as ideias. |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação:
Participação ativa na construção e sugestão das ideias. |
||
Descrição do encerramento da aula: Fórum de
debate onde os alunos apresentarão suas ideias de projeto para a escola e
definirão um tema. |
PLANO DE AULA 3
Professor(a): Suelen Lima |
Turma: 1001 |
Semana(s): 13 |
Título: Definindo o projeto |
||
Tema do componente curricular: Propostas de
projetos para a escola |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado:
Identificar possibilidades de projeto intraempreendedor no contexto da
escola. |
||
Recursos necessários e descrição de como serão
aplicados: Quadro ou data show para abordagem dos conceitos e exemplos
aplicados á agricultura orgânica e compostagem. Visitação ao pátio da escola. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Ciclo
de aprendizagem vivencial de Kolb. Abordando os estilos de aprendizagem e as
fases do sentir, refletir, pensar e iniciar. |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: O
professor mediará a definição do projeto escolhido de acordo com os
interesses dos alunos e necessidade da escola. E apresentará os conceitos
referentes ao tema escolhido. |
||
Descrição detalhada de como será a aula: Após
analisarem o contexto onde estão inseridos e identificarem problemas como
alimentação inadequada e a importância de despertar e incentivar ações sustentáveis e de
preservação da natureza no dia a dia, os alunos identificaram a oportunidade de
construir uma horta na escola aplicando os conceitos que aprenderam
(convergente: pensar e agir). Para isso terão que aprender alguns outros
conceitos importantes que envolvem uma horta como: Agricultura orgânica e compostagem. |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Os alunos usarão
o MindMeister para elaborar um mapa mental
sobre agricultura orgânica. |
||
Descrição do encerramento da aula: O professor
exibirá para a turma alguns modelos de hortas que pode ser construída no
pátio da escola. |
PLANO DE AULA 4
Professor(a): Suelen Lima |
Turma: 1001 |
Semana(s): 13 |
Título: Projeto Horta na escola |
||
Tema do componente curricular: Propostas de
projetos para a escola |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado:
|
||
Recursos necessários e descrição de como serão
aplicados: Quadro ou data show, papel e lápis. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia
Desing Thinking. |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: O
professor fará junto a turma a analise SWOT (Fofa) para identificar as
ameaças, as oportunidades, as fraquezas e os pontos fortes do tema escolhido. |
||
Descrição detalhada de como será a aula: O
professor abordará o tema: alimentação saudável para que os alunos tenham
conhecimento necessário para conseguirem construir a horta (acomodativo: agir
e sentir) |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Os alunos
usarão o Trello para gerenciar o projeto e as
atividades em equipe. |
||
Descrição do encerramento da aula: Os alunos
farão mudas de algumas hortaliças e verduras, em uma bandeja para testarem a
experiência do plantio. Cada equipe ficará responsável por uma bandeja. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário