Planos de Aula


. ­­­­­­­PLANO DE AULA 1

 

Professor(a): Suelen Lima

Turma: 1001

Semana(s): 11

Título: Fazendo a diferença

Tema do componente curricular: Propostas de projetos para a escola

Objetivos a serem alcançados no período indicado: ­­­­­ Relembrar o conceito de intraempreendedorismo, sensibilizar e incentivar os alunos a desenvolverem um projeto na escola.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Tv ou Data show para aplicação dos conceitos do intraempreendedorismo e para apresentar o vídeo Protagonismo juvenil como fonte de inspiração. Computador, lápis e papel para os alunos.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb. Abordando os estilos de aprendizagem e as fases do sentir, refletir, pensar e iniciar.

Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentação dos conceitos de intraempreendedorismo realizada pelo professor.

Descrição detalhada de como será a aula: O professor explicará os conceitos aos alunos Intraempreendedorismo e depois eles assistirão ao documentário Protagonismo Juvenil https://youtu.be/GGczALOOaT8 como forma de despertar e incentivar o empreendedorismo e o protagonismo dos alunos (estilo divergente: sentir e refletir).

 

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Pesquisar na ferramenta de busca Google sobre outros exemplos de intraempreendorismo, e também apresentar exemplos conhecidos por eles, e responder o questionário disponível no blog https://projetobloghortanaescola.blogspot.com/?authuser=0  a fim de identificar estratégias e características trabalhadas.  

Descrição do encerramento da aula: Os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas.

 

PLANO DE AULA 2

 

Professor(a): Suelen Lima

Turma: 1001

Semana(s): 12

Título: Reunindo esforços para fazer a diferença.

Tema do componente curricular: Propostas de projetos para a escola

Objetivos a serem alcançados no período indicado: ­­­­­ Entender o que é Projeto e estimular o trabalho em equipe

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Data show ou tv, papel e caneta.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb. Abordando os estilos de aprendizagem e as fases do sentir, refletir, pensar e iniciar.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor iniciará a aula explicando o  que é projeto e os tipos de projetos existentes.

Descrição detalhada de como será a aula: Após trabalhar o conceito de projeto e assistir ao vídeo https://youtu.be/Y4A_yBPExzM o professor dividirá a turma em equipes e fará a pergunta: E aqui dentro da escola como poderemos fazer a diferença?  Os alunos se reunirão em equipes para apresentar sugestões (brainstorning) de como eles podem atuar de forma empreendedora e protagonista na escola (estilo assimilador: pensar e refletir), um integrante da equipe será responsável por anotar as ideias.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Participação ativa na construção e sugestão das ideias.

Descrição do encerramento da aula: Fórum de debate onde os alunos apresentarão suas ideias de projeto para a escola e definirão um tema.

 

PLANO DE AULA 3

 

Professor(a): Suelen Lima

Turma: 1001

Semana(s): 13

Título: Definindo o projeto

Tema do componente curricular: Propostas de projetos para a escola

Objetivos a serem alcançados no período indicado: ­­­­­ Identificar possibilidades de projeto intraempreendedor no contexto da escola.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Quadro ou data show para abordagem dos conceitos e exemplos aplicados á agricultura orgânica e compostagem. Visitação ao pátio da escola.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb. Abordando os estilos de aprendizagem e as fases do sentir, refletir, pensar e iniciar.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor mediará a definição do projeto escolhido de acordo com os interesses dos alunos e necessidade da escola. E apresentará os conceitos referentes ao tema escolhido.

Descrição detalhada de como será a aula: Após analisarem o contexto onde estão inseridos e identificarem problemas como alimentação inadequada e a importância de despertar e incentivar ações sustentáveis e de preservação da natureza no dia a dia, os alunos identificaram a oportunidade de construir uma horta na escola aplicando os conceitos que aprenderam (convergente: pensar e agir). Para isso terão que aprender alguns outros conceitos importantes que envolvem uma horta como: Agricultura orgânica e compostagem.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Os alunos usarão o MindMeister para elaborar um mapa mental sobre agricultura orgânica.

Descrição do encerramento da aula: O professor exibirá para a turma alguns modelos de hortas que pode ser construída no pátio da escola.

 

PLANO DE AULA 4

 

Professor(a): Suelen Lima

Turma: 1001

Semana(s): 13

Título: Projeto Horta na escola

Tema do componente curricular: Propostas de projetos para a escola

Objetivos a serem alcançados no período indicado:­­­­­  

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Quadro ou data show, papel e lápis.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Desing Thinking.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor fará junto a turma a analise SWOT (Fofa) para identificar as ameaças, as oportunidades, as fraquezas e os pontos fortes do tema escolhido.

Descrição detalhada de como será a aula: O professor abordará o tema:    alimentação saudável para que os alunos tenham conhecimento necessário para conseguirem construir a horta (acomodativo: agir e sentir)

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Os alunos usarão o Trello para gerenciar o projeto e as atividades em equipe.

Descrição do encerramento da aula: Os alunos farão mudas de algumas hortaliças e verduras, em uma bandeja para testarem a experiência do plantio. Cada equipe ficará responsável por uma bandeja.

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário