segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Projeto na Escola

 Agora que já vimos o que é Intraempreendedorismo, vamos entender o que é projeto?

O que é um projeto?


Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitadosUm projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa. Abordaremos cada um desses tipos mais à frente.

Essa definição de projeto veio do PMBOK, o guia mais utilizado quando o assunto é gestão de projetos

Para entender melhor a definição de projeto vamos por partes:

  • Um projeto é temporário pois deve ter datas de início e fim definidas. Por exemplo: se você for construir um site, uma data para iniciar e concluir esse projeto será pré-determinada, certo?
  • Na maioria das vezes, um projeto é iniciado com a intenção de criar um novo produto ou serviço, ou apenas aprimorar algo já existente. Por esse motivo, deve haver um escopo inicial, isto é, a descrição (mesmo que parcial) do trabalho que precisa ser feito. Isso ajudará a tornar o resultado final exclusivo e facilitará o processo de desenvolvimento desse projeto pois, mesmo que possuam características similares, um projeto nunca será igual a outro.
  • Estipular custos e recursos no início do projeto como força de trabalho, materiais que serão utilizados, infraestrutura, verbas e prazos, colaboram para que não falte mão de obra para concluir o projeto ou que ele exceda a verba disponível.




Como funciona um projeto?

Vamos usar um exemplo da vida cotidiana: suponha que uma pessoa deseja perder peso. Se ela não encarar essa vontade como um projeto talvez não consiga cumprir o seu propósito ou demorará mais tempo até alcançar o que deseja.

Porém, se ela estabelecer quantos quilos quer perder, determinar quanto tempo ela terá para isso e delimitar quais serão os seus gastos com atividades que a ajude a alcançar a meta – por exemplo academia e nutricionista – , as chances dessa pessoa alcançar a meta no tempo previsto são muito maiores.

Querer mudanças, desejar inovações, criar planos, vai muito além de apenas idealizar! É muito importante que qualquer projeto desejado, seja também planejado, gerido e monitorado.

Quais os 5 principais tipos de projetos?

1. Projetos sociais

Esse tipo de projeto pode ser tanto individual quanto coletivo. O objetivo principal é proporcionar melhoria na qualidade de vida de pessoas e/ou comunidades. O ponto de partida desses projetos, que na maioria das vezes não envolvem nenhum tipo de remuneração, é sempre a realidade da sociedade misturada com o desejo de transformá-la.

Podem ser considerados projetos sociais os movimentos realizados pelas ONGs (Organizações Não Governamentais), que fazem campanhas para arrecadação de roupas com a finalidade de distribuí-las para pessoas que necessitam.

Comumente, os projetos sociais estão inseridos em um programa, que terá metas a serem atendidas. Até que essas metas não sejam atendidas serão executados projetos que contribuam para o seu atingimento.

2. Projetos culturais

Têm como foco levar qualquer tipo de manifestação artística para a população, como, por exemplo, a dança, a música e o teatro. Os resultados dos projetos culturais podem ser diversos: produção de filmes, produção de livros, restauração de museus etc. A realização desse tipo de projeto nem sempre gera retorno financeiro.

3. Projetos de pesquisa

Em um projeto de pesquisa, o pesquisador descreve o que ele quer pesquisar, quais as intenções da pesquisa, quanto tempo ele levará e qual é o custo estimado do projeto. Um profissional da área da saúde, como um médico, por exemplo, pode desenvolver esse tipo de projeto em busca da cura para um determinado problema de saúde. Para isso, ele precisa especificar com detalhes tudo o que ele está buscando e seus objetivos.

Neste tipo de projeto é bem importante definir um orçamento claro e determinar um prazo limite que fique muito explícito aos envolvidos. Isso vai evitar que o projeto se perpetue por um longo período sem atingir seus objetivos.

4. Projetos empresariais

Em um projeto empresarial, o objetivo é criar oportunidades, melhorar soluções para um negócio já existente ou estruturar um novo negócio.

Um exemplo simples de entender é o de um empreendedor que deseja abrir uma lanchonete. Antes de iniciar esse novo negócio, ele irá procurar o lugar mais adequado, fará as contas de quanto ele irá gastar nesse projeto, providenciará todas as questões burocráticas pelas quais um novo estabelecimento precisa passar e, só depois disso, dará início à nova empresa.

Essas atividades precisam ser organizadas da melhor forma, para garantir que esse empreendedor não vai gastar dinheiro no momento errado ou levar muito tempo para lançar seu novo empreendimento.

5. Projetos pessoais

Projetos pessoais ou projetos de vida são geralmente individuais e se baseiam em duas perguntas: “o que eu quero para mim?” e “como eu vou conseguir isso?”. Em geral, as pessoas têm costume de pensar e idealizar algo para o futuro e estipular uma meta, seja um cargo dentro de uma empresa, viagens, aquisição de bens materiais e afins.

A compra de uma casa, por exemplo, é considerada um projeto pessoal. Antes de comprar o imóvel você se prepara para fazer esse investimento, analisa suas condições financeiras, estipula a data de mudança e, por fim, adquire a casa.


Assista ao vídeo do Elaborando Projetos - Sociais e Culturais



👉👉 Vamos por em prática? 

Agora em grupo apresente sugestões de como vocês podem criar um projeto intraempreendedor na escola! Realize a atividade através da técnica Brainstormingtambém conhecida como chuva de ideias!! Lembre-se que é necessário que um componente do grupo anote as ideias para depois fazermos um fórum de debate e escolhermos uma das sugestões como tema do nosso projeto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário